Cidade de Deus e a criminalidade nas favelas
Você já pensou em usar um filme de maneira produtiva na sua redação? Se sim, o filme Cidade de Deus é o repertório certo.
Responsável: Prof. Fernanda Sgura
O filme foi eleito como o 15º melhor filme do século. Além disso, como parte do cinema brasileiro, Cidade de Deus revolucionou o cenário internacional com sua filmagem icônica, roteiro original e atuação precisa.
Ele faz críticas diretas à desigualdade social e à violência nas favelas do Rio de Janeiro ao retratar, constantemente, a posse precoce de armas, o envolvimento exacerbado com o crime e como a convivência diária com esse tipo de atrocidade afeta os moradores, destruindo a sanidade e a inocência de crianças e adultos.
Cidade de Deus é um repertório excelente para utilizar em redações cujos temas se relacionam a questões sociais, como “Caminhos para combater a criminalidade no Brasil”. Nesse exemplo de tema, um parágrafo argumentativo seria construído da seguinte forma:
“Primeiramente, é necessário analisar a influência das armas na degradação sem volta da vida dos jovens. Somado a isso, o filme Cidade de Deus – obra brasileira extremamente aclamada – reitera que a posse precoce de armas causa impactos permanentes na vida dos jovens, entre eles a alienação, a psicopatia, a agressividade desnecessária e a busca insaciável por mais violência. Com isso, nota-se que as armas são responsáveis por consequências graves que afetam diretamente a qualidade de vida dos moradores das favelas, aumentando a criminalidade.”
E aí, vocês gostaram da ideia? Essa é apenas uma das inúmeras formas de usar Cidade de Deus como repertório produtivo em sua redação. Experimentem acessar outras ideias de repertório para a redação do vestibular em nosso site!
 
 
Comentários
Nenhum comentário ainda.