Background image

Cantores como repertório cultural

O cantor Bad Bunny quebra barreiras ao se tornar famoso e dar voz às minorias.


Criado por: Isadora Batistella
Responsável: Prof. Fernanda Sgura

Para os vestibulandos que estão sentindo a pressão com as provas chegando, e se sentem preocupados com o repertório para a redação: lembrem-se de que não é necessário cavar tão fundo no passado e que existem muitas opções de repertórios atuais. Por isso, não fique preso apenas a fatos ou filósofos antigos. A própria música que você gosta de ouvir pode te ajudar a ter boas referências.

Um grande exemplo para os dias de hoje é o cantor Bad Bunny, nascido em Porto Rico. Ele é um artista que ganhou fama por exaltar suas origens e por dar voz a diferentes realidades e culturas.

Bad Bunny pode ser utilizado como repertório para temas sociais, que podem ser referentes à desigualdade social e representatividade. Mesmo com a fama, o artista não deixou de lado sua origem, explicitando em suas canções os desafios que a população de Porto Rico enfrenta, principalmente por conta dos Estados Unidos.

E como ele demonstra a importância de expressar realidades das minorias, enfrentar preconceitos e a desigualdade social? Por exemplo, na decisão do cantor ao não realizar shows nos EUA, para prevenir que imigrantes fossem deportados, e trazer mais dinheiro para Porto Rico e países latinos. A movimentação de estadunidenses para presenciar seus shows já mostra um bom repertório e demonstra a importância da representatividade e da luta contra a desigualdade social.

Na sua opinião, qual outro cantor poderia representar um país e a cultura de maneira tão boa? Deixe aqui nos comentários!